Tour Uva&Vinho Dicas Especiais
Vamos falar do Tour Uva&Vinho Dicas Especiais. Todos já sabem que o Tour Uva & Vinho é o passeio mais popular que sai de Gramado em direção ao Vale dos Vinhedos, também na Serra Gaúcha. Igualmente, todos já sabem que neste passeio há passeio de trem, almoço e visita à Vinícola. Agora vamos falar do que a maioria não sabe.
A História do Vale
No final do Século XIX, a Itália viveu um período de guerras, invasões e muita miséria decorrente da Revolução Industrial. Ao mesmo tempo, no Brasil, a escravidão chegava ao fim e faltava mão de obra para a agricultura. Assim, iniciou-se uma era de incentivo às ocupações de terras por imigrantes.
Os primeiros imigrantes italianos vieram em 1876, da Província de Trento e ocuparam a região do Vale dos Vinhedos. As famílias saíram de Gênova e desembarcaram em Porto Alegre. Ao chegar, pagavam cerca de 25 hectares à escolha do concedente.
Com efeito, os imigrantes não escolheram suas áreas, de modo que, ao alcançar o Vale, perceberam que não havia nada lá. Assim, tiveram de construir do zero a belíssima região que conhecemos hoje.
Dessa forma, ao ingressar no Tour Uva&Vinho, você estará penetrando em um arsenal de histórias e lições sobre aquilo que algumas centenas de pessoas puderam fazer, apesar das dificuldades da época. É uma viagem bonita.
Imigração
Além disso, você visitará o Parque Cultural Epopeia Italiana, e conhecerá a história de um casal de imigrantes que realmente existiu.
Rosa e Lázaro nasceram na comunidade Villa Lagarina, no norte da Itália e vieram para o Brasil juntos, ele com 24 anos, ela com 23.
Em 1908, construíram a Capela das Almas, na Colônia Dona Isabel – atual Bento Gonçalves e, empreenderam um Alambique. O casal formou uma grande família, pois tiveram 13 filhos.
Por conseguinte, hoje, perpetua-se a memória dessa família original, através de um Parque Temático, composto por 9 cenários equipados por relíquias italianas legítimas. Lá, você assistirá a uma peça teatral e compreenderá profundamente a história que pincelamos aqui. Ainda, haverá degustação de bebidas e biscoitos, loja de souvenirs, e ensaios fotográficos à moda antiga.
Um dos cenários construídos é a própria Pedersano, o primeiro lar de Rosa e Lázaro na Itália, onde viviam em paróquias diferentes na mesma cidade.
Pedersano deixou de ser município italiano em 1929,hoje é uma fração do município de Villa Lagarina, na província autônoma de Trento.
A Mágica do Trem
O Trem do Vinho passará por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, é possível sentir a história entrando com o vento pelas janelas do trem.
Primeiramente, construiu-se a Estação Férrea de Carlos Barbosa, no ano de 1909, após, Garibaldi, no ano de 1918 e, por último, Bento Gonçalves, em 1919.
Só para ilustrar, veja como era a Estação de Bento Gonçalves em 1919:
Assim, você percorrerá não somente belas paisagens, mas também capítulos que marcaram a história de milhões de pessoas em mais de 100 anos. É incrível.
A Revelação Gastronômica
Ainda mais, no Tour Uva&Vinho você vai ter experiências gastronômicas inusitadas. Por exemplo, no almoço, você conhecerá uma autêntica Cantina Italiana para uma sequência de iguarias típicas, cujas receitas foram transmitidas de geração em geração.
A culinária italiana tem raiz na cozinha etrusca, da Antiga Grécia e Antiga Roma. No entanto, com as navegações e a descoberta da América, introduziu a batata, (gnocchi ou nhoque) o tomate (molho pomodoro), o pimentão (peperoni) e milho (polenta).
Assim, você provará as receitas italianas mais primorosas na Cantina Del Vanucci Ristorante, ao som de música ao vivo e muita alegria.
A Paixão pelo Vinho
Conforme dissemos anteriormente, as promessas de uma vida melhor feitas aos imigrantes italianos não se concretizaram. Ao chegarem ao Brasil, encontraram dificuldade para se locomover entre terras, assim, tiveram que construir as próprias estradas.
Como no Vale dos Vinhedos não havia comércio algum, a escassez de alimentos obrigou os imigrantes à produção e o trabalho rural. Assim, iniciaram o plantio de uvas, milho e feijão para o próprio consumo e escambo.
O vinho, no entanto, era uma produção de subsistência. Desse modo, trouxeram a receita da Itália e a bebiam para suavizar suas mazelas, ou, nas palavras antigos: “como um anestésico”.
Seja qual for o motivo que levou os imigrantes italianos a reproduzirem a sua técnica em nosso país, a verdade é que só temos a agradecer, o vinho do Vale dos Vinhedos não perde em nada para os rótulos internacionais. Isso você vai poder ver com seus próprios olhos – e paladar – no Tour Uva&Vinho.
Ademais, se você ficou com alguma dúvida a respeito do tema ou sobre como proceder para comprar o Tour, chame nossa equipe no whatsapp:
Além disso, se você gostou da leitura, talvez ache válida a leitura de nossas outras dicas de viagem:
- Maria Fumaça em Gramado com criança
- Dicas de roteiro para grupos em Gramado e Canela
- 3 parques de diversão imperdíveis em Gramado
- Por que você deve contratar transporte privativo em Gramado
- O que fazer na primeira viagem para Gramado
Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho.
Até a próxima.