Rota do Vinho em Gramado
De antemão, a Rota do Vinho em Gramado vai te permitir percorrer os Vinhedos, degustar os melhores rótulos e conhecer paisagens deslumbrantes. Mais ainda, você vai aprender com os melhores como desfrutar melhor um bom vinho e entender o processo de fabricação. Enfim, trata-se de um roteiro delicioso e cultural.
Vinícolas
Tour du Vin na Vinícola Jolimont
Supreendentemente, foi o Terroir encontrado no Morro Calçado – semelhante àqueles encontrados na França – que levou o francês Jacques Pierre Jules Brierre, em 1948, a estabelecer uma pequena produção de vinhos no local.
Em resumo, o reconhecimento da qualidade foi tamanho que tornou-se essa exclusiva Vitivinícola artesanal que conhecemos.
Com a finalidade de explorar o que de melhor a terra tem a oferecer, a Vitivinícola oferece um mirante em meio às parreiras e aos montes que as cercam. Com efeito, grandes barris tornaram-se stands fotográficos.
Ademais, as calçadas e construções feitas em pedra pura dão um toque bucólico ao ambiente, de modo a criar um cenário indefectível. Com toda a certeza você vai se encantar.
Finalmente, falaremos sobre a melhor parte: na degustação o visitante provará 7 rótulos da casa, os quais abrangem espumante, vinho tinto, rosé, branco e sucos. Mais ainda, a degustação ocorre durante a explanação de um enólogo bem qualificado.
Dessa forma, o visitante sabe o que está bebendo e conhece as particularidades do produto que o tornam melhor ou pior para o seu paladar. Em outras palavras, você aprimorará seu senso crítico enquanto degusta vinhos de primeira qualidade.
Vindima na Jolimont
Antes de mais nada, essa é a melhor época para viistar a Vitivinícola, pois está ocorrendo a Vindima na Jolimont. Dessa forma, você poderá vivenciar uma das mais antigas tradições do mundo: colheita e pisa das uvas.
Com efeito, trata-se de uma experiência exclusiva, especialmente porque ocorre apenas nos meses de janeiro a março.
Tour Virtual
Com o intuito aprimorar a experiência, pensando naquele visitante que não chega ao Morro Calçado na época da colheita, o Tour du Vin desenvolveu uma sessão de realidade virtual. Nesse sentido, você poderá vislumbrar amplamente todo o universo da Vitivinícola.
Funcionamento durante a pandemia
O Tour du Vin dura cerca de 45 a 60 minutos e o horário de funcionamento é das 9h às 16h45. Ainda, crianças até 7 anos não pagam o Tour;
Vinícola Ravanello
À primeira vista, você conhecerá os 2,4 hectares de vinhedos em meio a encostas a cerca de 800 metros de altitude, com exposição solar noroeste, na Serra Continental.
Assim sendo, o microclima privilegiado por tal localização garante adequada amplitude térmica, com dias ensolarados e noites frescas. Ou seja, tem-se um terroir diferenciado proveniente das encostas de Gramado.
Igualmente, criou-se um espaço para que os visitantes possam permanecer por mais tempo e aproveitar a tranquilidade da serra gaúcha degustando o melhor dos vinhos e espumantes.
Dessa forma, você receberá a degustação de um espumante e quatro vinhos (acompanha água e uma porção de queijos), pelo valor de R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais).
Funcionamento durante a pandemia
Primeiramente, a visita se procede somente mediante agendamento (reservas requerem pagamento), todas as sextas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 10h30 e às 15h. Entretanto, para os demais dias da semana, você pode consultar a disponibilidade;
Ademais, é permitido até o máximo de 14 pessoas e mínimo de 2 pessoas por visita e a duração de 2 horas por visita.
Vale dos Vinhedos
À primeira vista, trata-se de um passeio completo para emocionar você e toda a sua família. Por conseguinte, na linda e charmosa Maria Fumaça, você embarca em uma viagem pela ferrovia que liga Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, sempre assistindo apresentações culturais bem animadas.
Assim, você atravessará paisagens bucólicas ao som de grandes clássicos italianos e, é claro, muita degustação de sucos, vinhos e espumantes para brindar a esse momento pra lá de especial.
Roteiro
Com efeito, ao adquirir o Tour Uva e Vinho completo, você terá um dia repleto de atividades culturais, enogastronômicas e extremamente divertidas. Só para ilustrar:
- Passeio de Trem Maria Fumaça;
- Visita ao Parque Temático Epopeia Italiana;
- Degustação de sucos, vinhos e espumantes;
- Visitação com degustação na Vinícola Aurora;
- Almoço típico em Cantina Italiana;
- Degustação em Queijaria Gourmet;
- Paradas para compras em Fábrica de Malhas e na Loja da Tramontina.
Epopeia Italiana
Primeiramente, nesse espetáculo você vai vivenciar uma verdadeira imersão na cultura italiana. Mais do que um espetáculo, você estará adquirindo, no Tour, o ingresso para o Parque Cultural Epopeia Italiana.
Com efeito, o Parque é um lugar mágico que remonta às origens dos imigrantes italianos fundadores da região que hoje conhecemos como o Vale dos Vinhedos. Assim, percorrerá nove cenários em tamanho real, para uma viagem ao passado.
Só para ilustrar e aguçar a sua curiosidade, você descobrirá a sequência de fatos que marcaram a vinda de Lázaro e Rosa, de Pedersano/Itália para o Brasil.
Inclusive o navio em que o casal viajou para chegar às terras gaúchas é delicadamente reproduzido no Parque.
O esmero foi tamanho que você conhecerá a casa de Lázaro e Rosa, pano de fundo dessa narrativa tão bonita.
Ademais, o passeio ao Parque Temático Epopeia Italiana inclui degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial.
Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida a esclarecer antes de comprar este passeio, ou mesmo se você quer informações acerca de outros pacotes e ingressos na Serra Gaúcha, pode chamar um de nossos atendentes no Whatsapp:
Leia também:
- Maria Fumaça em Gramado com criança
- Dicas de roteiro para grupos em Gramado e Canela
- 3 parques de diversão imperdíveis em Gramado
- Por que você deve contratar transporte privativo em Gramado
- O que fazer na primeira viagem para Gramado
Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho.
Até a próxima.