5 Vinícolas Imperdíveis nos Vinhedos
A princípio, as paisagens, a cultura e a história da Capital brasileira do Vinho no Brasil, por si sós, inspiram e motivam a viagem ao Vale dos Vinhedos. No entanto, as 5 Vinícolas Imperdíveis nos Vinhedos dão a tônica que uma viagem épica requer.
Antes de mais nada, importante deixar claro que é uma viagem para amantes do vinho e não necessariamente “entendedores do vinho”. Em outras palavras, se você não tem conhecimento aprofundado sobre o tema, não se iniba, o vinho serve ao seu prazer. Portanto, o vinho bom é aquele que agrada ao seu paladar – e não o mais caro ou o mais recomendado por enólogos.
Ainda assim, uma coisa é certa: nesse passeio seu paladar encontrará um vinho pelo qual se apaixonar.
Distância a ser percorrida entre as 5 Vinícolas Imperdíveis nos Vinhedos
De antemão, você perceberá que as 5 Vinícolas em análise são muito próximas. Assim, você poderá fazer todo o passeio em um dia e aproveitar suficientemente cada atração.
Todavia, a ordem entre elas fica a seu critério; porém, na sequência em que dispomos na matéria, é possível percorrer o trajeto quase que de maneira linear:
MIOLO
Em primeiro lugar, a Vinícola Miolo consiste em um império de renome internacional, cuja criação se deu em 1897.
Em segundo lugar, a Vinícola oferece visitas guiadas, as quais duram cerca de uma hora. Na visitação, você conhecerá os vinhedos, os tanques de fermentação, a cave e inclui uma deliciosa sessão de de degustação com até 4 rótulos da casa.
Juntamente com esses atrativos o turista encontrará mais razões para visitá-la. Veja a seguir.
DO ESPAÇO DE LAZER
Logo depois do tour guiado – ou mesmo se dispensá-lo – o visitante tem acesso a um parque gigantesco, no qual pode permanecer o tempo que desejar. É perfeito para sentar à grama, levar mascotes e curtir a vista e um bom vinho.
Ademais, o amplo espaço contém, inclusive, um lago belíssimo com dois metros de profundidade, cheio de peixes. Inegavelmente um cenário cinematográfico.
WINE GARDEN MIOLO
Atualmente, a tendência é optar por programas ao ar livre. Nesse ínterim, a Miolo apresenta o Wine Garden, um bar móvel que oferece petiscos e drinks no jardim da Vinícola. Assim, a cada dia instala-se o o Wine Bar em um local diferente da vinícola.
Nesse sentido, a Vinícola oferece o Wine bar a céu aberto para que o visitante desfrute os vinhos Miolo em contato com a natureza, em um ambiente de pura descontração. Certamente é uma experiência mágica.
MICHELE CARRARO
De antemão, é uma visita famosa pelo culto atendimento, uma vez que um dos proprietários faz a explanação detalhada sobre o processo de fabricação dos vinhos.
Sob o mesmo ponto de vista, tem-se o produto primoroso da Vinícola: um vinho delicadamente produzido, o qual atende aos mais requintados paladares.
Assim também, a Vinícola Michele Carraro ostenta uma arquitetura notadamente peculiar, mais um motivo pelo qual essa visita encanta o seu público:
LARENTIS
Igualmente, a Vinícola Larentis apresenta uma política própria de produção limitada de vinho com foco na qualidade. Como resultado do trabalho de 3 gerações da família, entrega-se um vinho muito seleto. Definitivamente uma obra de arte.
PIQUENIQUE
Por outro lado, a Vinícola também oferece piquenique sob as parreiras, dispondo de guarda-sol, toalha italiana, almofadas e um lanche delicioso.
O lanche é composto por pães caseiros, as mais variadas geleias, frios, salame e uma garrafa de vinho ou espumante. É imperdível.
CASA VALDUGA
Sem dúvidas, a Vinícola, a Villa Valduga (pousada) e a Cantina contam com uma estrutura impressionante. Dessa maneira, você estará visitando uma das gigantes do Vale dos Vinhedos.
A Vinícola foi, inclusive, citada no best-seller americano 1000 lugares para conhecer antes de morrer:
CANTINA
Pode ser uma boa ideia parar para almoçar na Cantina da Vinícola, um lugar aconchegante e muito bem ornamentado. Assim, o visitante poderá harmonizar pratos típicos com vinhos emblemáticos. É fascinante.
AURORA
A Vinícola Aurora é muito popular, e não é para menos: sua história começou em 1931 com a segunda onda migratória italiana no Sul do País.
Na foto acima você vê a escultura que recebe os visitantes na entrada da Vinícola: o Deus Bacco da mitologia romana, relativo a Dionísio na mitologia grega, foi o filho de Júpiter e Sêmele – Deus do Vinho e da Embriaguez, mas também promotor da civilização, legislador e amante da paz.
O passeio na Vinícola inclui degustação de seus produtos e ensinamentos sobre os ritos de fabricação. Certamente é uma visita enriquecedora.
5 Vinícolas Imperdíveis nos Vinhedos: Questões Logísticas
Passeio Independente ou Guiado?
Esse é um questionamento recorrente entre os viajantes da região e a resposta dependerá de um fator primordial: você vai beber?
Se você e seus acompanhantes vão degustar o que de melhor o Vale dos Vinhedos tem a oferecer, será necessária a contratação de uma agência, para um tour coletivo ou privativo.
Acima de tudo, se optar por um tour guiado, ou apenas e tão somente pela contratação de um profissional que o conduza pelo Vale, terá liberdade e tranquilidade para degustar todos os vinhos disponíveis.
Para ler mais sobre o tour privativo nos Vale dos Vinhedos clique aqui: https://www.mariafumacaemgramado.com.br/tour-privativo-e-coletivo-para-o-vale-dos-vinhedos/
MAIS SOBRE A REGIÃO
Se você desejar complementar a experiência, pode se interessar pelo passeio de Trem Maria Fumaça, também chamado “Trem do Vinho”. Nesse sentido, trata-se de um passeio de trem que percorre 3 cidades do Vale dos Vinhedos com direito à degustação de sucos, vinhos e espumantes.
É seguro viajar para os Vinhedos na Pandemia?
O Vale dos Vinhedos vem apresentando um controle rígido das medidas de prevenção da pandemia. Logo, com o propósito de a preparar a recepção do viajante de forma mais segura possível há implementação das precauções de saúde de praxe.
Nesse aspecto, é de suma importância lembrar que o planejamento de viagem é indispensável. Além disso, todos os passeios precisam necessariamente ser previamente agendados, em razão das políticas de distanciamento.
Afinal, esses são alguns cuidados que o momento que atravessamos exige. Vai passar.
Ainda inseguro sobre como proceder em relação ao seu passeio para os Vinhedos? Tire suas dúvidas pelo WhatsApp:
Enfim, esperamos que as dicas sobre as 5 Vinícolas Imperdíveis nos Vinhedos tenham sido úteis ao seu planejamento de viagem. Ademais, desejamos uma extraordinária passagem pelo Vale dos Vinhedos.
Até a próxima.